Lua RPG Maker
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Mensagem por Miguel arcanjo Sáb Jan 07, 2012 7:19 pm

Bem pessoal eu queria que vocês soubessem um pouco mais sobre os Makers (ou não)....

Mas então, o que é esse tal RPG Maker? O RPG Maker é um programa de computador que permite que fãs de jogos de RPG, tanto eletrônico, quanto de mesa, possam criar seus próprios jogos de RPG para computador. A vantagem, e a graça, do RPG Maker está no fato de que qualquer pessoa pode criar um jogo, sem saber programar em alguma linguagem de programação. Basta ir clicando e "desenhando" seu jogo à sua maneira. É claro, você precisará de um tempo para se acostumar com o programa e aprender a mexer nele, e também, alguns tutoriais e dicas. Quanto a isso, não se preocupe, você encontrará muita ajuda aqui na RPG Maker Brasil. Para começar, basta uma idéia na cabeça e muita dedicação!

O RPG Maker surgiu nos anos 80 no Japão, e era um software criado para os computadores MSX, muito populares na época. Durante os anos 80, o RPG Maker virou febre no MSX e PC-98, plataformas comuns no Japão. Nos anos 90, o programa perdeu um pouco da popularidade conquistada no tempo do MSX.Várias versões saíram para os consoles, as mais famosas para Super Nintendo e Playstation. Entretanto, nenhuma das versões para consoles realmente emplacou, o que era esperado, já que nos consoles, digitar textos e mudar as configurações dos jogo não era nada fácil. Finalmente, em 1996, a ASCII (empresa desenvolvedora do programa) lançou o RPG Maker 95. O RPG Maker 95 foi o primeiro software para Windows que permitia que pessoas sem conhecimento técnico pudessem criar seus próprios jogos. O programa ficou famoso no Japão e trouxe uma avalanche de fãs e jogos. Essa febre ficou mais forte ainda, quando 4 anos mais tarde o RPG Maker 2000 foi lançado. A nova versão do programa trouxe várias inovações e a possibilidade de criar jogos mais facilmente e rapidamente. Na terra do sol nascente, os RPG Makers são chamados de Tkool, um apelido para o nome do programa em japonês, Tsukuru, que significa Criar ou Fazer.

O RPG Maker acabou aparecendo no ocidente quando um russo chamado Don Miguel traduziu e distribuiu em seu site o RPG Maker 2000. Don Miguel fez uma tradução não tão boa, mas ele acabou lançando o programa ao mundo ocidental, que, em pouco tempo, tornou-se muito popular. Muitas pessoas começaram a baixar o programa e criar jogos nele. Quase que instantaneamente, comunidades de "makers" (como começaram a ser chamados aqueles que criam jogos no RPG Maker) surgiram no mundo todo. Nessas comunidades, os makers discutiam sobre o programa, trocavam resources (recursos: gráficos, sons e músicas para jogos), criavam tutoriais, etc.
Assim como em outros países, o RPG Maker estourou aqui no Brasil também. Várias comunidades surgiram, entre elas: A Castelo RPG, a Universo RPG Maker, a Wolfpac e a CBRPG. Os makers brazucas tiveram muito destaque aqui e no exterior, tanto pela qualidade dos jogos, como pela técnica da maioria.

O RPG Maker teve três versões lançadas nos últimos anos (2004,e no final de 2007 e o ultimo no final de 2011) que mudaram bastante o padrão que vinha sendo seguido pelo programa. Primeiro foi lançado o RPG Maker XP, em 2004, que apresentou muitas mudanças em relação aos programas anteriores, o RPG Maker 2000 e 2003. A versão XP trazia uma engine mais poderosa, com suporte à imagens 32-bit e músicas em formato MP3 e OGG. Além disso, o tamanho da tela dos jogos era de 640x480, o dobro das versões anteriores. Contudo, a mudança mais importante foi a inclusão de um sistema de scripts, baseado na linguagem de programação Ruby, muito popular no Japão e ganhando espaço no ocidente. Toda a engine do RPG Maker XP foi montada em cima desse sistema de scripts, conhecido como RGSS (Ruby Game Scripting System). No final de 2007, foi lançado o RPG Maker VX, uma "continuação" ao RPG Maker XP, embora hajam várias diferenças entre os programas. O VX apresentou uma facilidade maior ao se criar jogos, e também tornou a criação mais rápida. E no final de 2011 o tão esperado Rpg maker vx ace (AdvanCE) que trouxe muitas novidades : os mapas são dividos em 4 partes (Mundo, Exterior,Interior e a Masmorra scratch
O Database e eventos continuam funcionando de forma muito similar ao RPG Maker VX, porém é visível o grande aumento número de opções disponível.
Outra grande novidade está na configuração de itens e habilidades, sendo possível configurar as fórmulas de dano individualmente, e adicionar várias características a eles.
Outra grande novidade está na configuração de itens e habilidades, sendo possível configurar as fórmulas de dano individualmente, e adicionar várias características a eles.
Como já havia sido anunciado, o RPG Maker VX Ace irá contar com uma interface própria para montagem de Charsets e Faces.
Caterpillar e Large Pary: Agora o sistema de caterpillar estará presente como uma função padrão. Além disso existirá um sistema de Large Party, onde o grupo poderá ter até 8 membros, sendo que 4 deles ficarão na reserva.
Battlebacks: Os Battlebacks estão de volta. E melhor ainda: serão compostos por duas camadas, permitindo fundos de batalhas mais variados.
Sistema de TP: Uma nova barra, similar à barra de MP, usada para técnicas especiais.
Vídeos: o retorno do comando de exibir vídeos atravéz de eventos. Podendo usar vídeos do formato Ogg Theora format, não foi especificado se outros formatos serão suportados.
voltando ao foco.....
O RPG Maker permite que uma pessoa comum, que nunca teve experiência com programação ou desenvolvimento de jogos, possa criar seu próprio RPG. Para começar, basta uma idéia na cabeça, um pouco de paciência e muita dedicação. Os jogos criados seguem o estilo clássico dos RPG�s para Super Nintendo, como Final Fantasy, Dragon Quest, Breath of Fire... É muito fácil e divertido criar um jogo no programa. Você cria falas para personagens, cria batalhas e mudar várias opções comuns em um RPG. A criação de mapas não pode ser mais fácil... você praticamente desenha no mapa com os itens que quer colocar (grama, água, castelos, casas).


Uma ferramenta essencial no RPG Maker é o Banco de Dados. O banco de dados guarda quase todas as informações do seu jogo, como os personagens, itens, armas, armaduras, monstros, etc. No banco de dados você pode criar, editar e gerenciar esses dados importantes do seu jogo. O RPG Maker já vem com um banco de dados completo para você usar em seus jogos, então, cabe a você dar uma customizada no banco de dados para dar mais cara ao seu jogo.


O que realmente faz a mágica acontecer e torna a criação de jogos no RPG Maker tão fácil, são os eventos e seus comandos. Quando um personagem conversa com você, um monstro o ataca, você entra numa loja para comprar coisas, etc. Tudo isso é um evento, e os acontecimentos são comandados por comandos de eventos. O RPG Maker possui dois modos de edição: a edição de mapas e a edição de eventos. Depois de desenhar seu mapa (uma ilha, um vilarejo, uma caverna...) você passa para a etapa de edição de eventos, onde você criará o que acontecerá ali. Pessoas caminhando com quem o jogador poderá conversar, monstros que irão atacar o jogador, etc. Os comandos de evento são o "roteiro técnico" de seu jogo.


No RPG Maker você também encontra várias outras ferramentas que você utilizará durante a criação do jogo, como o Resource Manager, onde você pode importar gráficos, sons e músicas para seu jogo, o Teste de Som, onde você pode ouvir as músicas e sons de seu jogo, e o Editor de Scripts, que é onde toda a ação relacionada a programação acontece. Você pode criar um jogo sem sequer abrir o Editor de Scripts, mas, para usuários avançados (ou curiosos), ele é uma ferramenta muito útil.
Miguel arcanjo
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