Sistema Plantação - RPG Maker 2K/2K3
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Sistema Plantação - RPG Maker 2K/2K3
O sistema precisará de 1 switch e uma variavel por quantidade de plantas.
e + 1 switch pelo próprio sistema.
Crie um evento de uma pessoa, coloque em pressionar tecla, se quiser coloque um movimento e nos comandos adicione um texto, ex: "quer trabalhar na fazenda pra mim?"
coloque uma mostrar escolhas (sim, não). no "sim" adicione um switch de nome plantar e deixe-o ON, coloque um texto: "tome essas sementes".
Vá no database crie um item chamado semente e volte ao NPC.
em baixo do texto ("tome essas sementes"), coloque um adicionar item e coloque 10 sementes.
o evento ficará assim:
depois coloque uma mostrar escolhas com as escolhas: 1 litro, 2 litros, nada.
agora, vá denovo no database e crie outro item, chamado água, feche o database, abra o evento que estavamos editando e dentro de cada opção vc coloca:
dentro de 1 litro: adicionar item, 1 "água".
dentro de 2 litros: adicionar item, 2 "água".
o evento ficará assim:
Inicialmente vá ao database crie um item, sei lá, pode ser até de cura, dê o nome que quiser mas sabendo que ele vai ser o fruto.
você irá precisar deste char.
este evento será a planta.
coloque essa planta sob a condição do switch plantar (aquele do NPC)
coloque em press. tecla e ao nível do herói.
escreva uma mensagem dizendo "semear?"
coloque escolhas sim e não.
no sim coloque um remover item (comando adicionar item, só que com o botão remover ativado) e remova uma unica semente.
coloque um novo switch, de nome "plantou" e ative-o (ON)
o evento ficará assim:
Crie uma nova página nesse evento as condicionais dessa pagina são o switch "plantou" e coloque um gráfico de tralha (tem um no world map do lado da caveira) e adicione os seguintes comandos:
adicione os mesmos comandos acima.
faça mais 2 páginas com o mesmo switch e a mesma variável e os mesmos comandos.
o que vai diferir é, o valor da variavel:(na condição da pagina) ja foi 5, agora 10, depois 15.
o gráfico, pois a planta tem que crescer no 5 eu ja expliquei, no 10 coloque ela um pouco maior, no 15, com o fruto quase pronto.
Até ai foram 5 paginas, crie uma sexta, com condição do switch "plantou" e a variavel "planta1" maior ou igual a 20 o gráfico é da planta com o fruto pronto pra colher.
ai é só programar:
Créditos:
Lz-Léo: Por criar o Tutorial.
E postá-ló na Fantasy Makers.
Faalco:Por trazer para a LRM.
e + 1 switch pelo próprio sistema.
Crie um evento de uma pessoa, coloque em pressionar tecla, se quiser coloque um movimento e nos comandos adicione um texto, ex: "quer trabalhar na fazenda pra mim?"
coloque uma mostrar escolhas (sim, não). no "sim" adicione um switch de nome plantar e deixe-o ON, coloque um texto: "tome essas sementes".
Vá no database crie um item chamado semente e volte ao NPC.
em baixo do texto ("tome essas sementes"), coloque um adicionar item e coloque 10 sementes.
o evento ficará assim:
- Código:
<>Texto: quer trabalhar na fazenda pra mim?
<>escolher: sim/não
:[sim] caso
<>Mudar switch: [0001:Plantar]Tornar-ON
<>Texto: tome essas sementes
<>Mudar itens: Semente->10 Somar.
<>
:[não] Caso
<>
:FIM caso
<>
depois coloque uma mostrar escolhas com as escolhas: 1 litro, 2 litros, nada.
agora, vá denovo no database e crie outro item, chamado água, feche o database, abra o evento que estavamos editando e dentro de cada opção vc coloca:
dentro de 1 litro: adicionar item, 1 "água".
dentro de 2 litros: adicionar item, 2 "água".
o evento ficará assim:
- Código:
<>Texto: Pegar água?
<>escolher: 1 litro/2 litros/nada
:[1 litro] caso
<>Mudar itens: agua->1 Somar.
<>
:[2 litros] caso
<>Mudar itens: agua->2 Somar.
<>
:[nada] caso
<>
:FIM caso
<>
Inicialmente vá ao database crie um item, sei lá, pode ser até de cura, dê o nome que quiser mas sabendo que ele vai ser o fruto.
você irá precisar deste char.
- Spoiler:
este evento será a planta.
coloque essa planta sob a condição do switch plantar (aquele do NPC)
coloque em press. tecla e ao nível do herói.
escreva uma mensagem dizendo "semear?"
coloque escolhas sim e não.
no sim coloque um remover item (comando adicionar item, só que com o botão remover ativado) e remova uma unica semente.
coloque um novo switch, de nome "plantou" e ative-o (ON)
o evento ficará assim:
- Código:
<>Texto:semear?
<>Escolher: sim/não
:[sim] caso
<>Mudar itens: semente->1 Reduz.
<>Mudar switch: [0002:Plantou]Tornar-ON
:[não] caso
<>
:FIM caso
<>
Crie uma nova página nesse evento as condicionais dessa pagina são o switch "plantou" e coloque um gráfico de tralha (tem um no world map do lado da caveira) e adicione os seguintes comandos:
- Código:
<>Texto: Regar?
<>Escolher: sim/não
:[sim] caso
<>IF-THEN:agua item poss. (((pra ver se ele tem a água)))
<>Mudar itens: agua->1 Reduz.
<>Variável: [0001:planta1]+ , 1 (((é o cresimento da planta)))
<>
Escessão - ELSE
<>Texto: Você não tem água (((quer enganar a natureza...)))
<>
:FIM caso
<>
:[não] caso
<>
:FIM caso
<>
adicione os mesmos comandos acima.
faça mais 2 páginas com o mesmo switch e a mesma variável e os mesmos comandos.
o que vai diferir é, o valor da variavel:(na condição da pagina) ja foi 5, agora 10, depois 15.
o gráfico, pois a planta tem que crescer no 5 eu ja expliquei, no 10 coloque ela um pouco maior, no 15, com o fruto quase pronto.
Até ai foram 5 paginas, crie uma sexta, com condição do switch "plantou" e a variavel "planta1" maior ou igual a 20 o gráfico é da planta com o fruto pronto pra colher.
ai é só programar:
- Código:
<>Texto:Colher?
<>Escolher: sim/não
:[sim] caso
<>Variável: [0001:planta1]Set , 10
<>Mudar itens: Fruto->1 Somar.
:[não] caso
<>
:FIM caso
<>
Créditos:
Lz-Léo: Por criar o Tutorial.
E postá-ló na Fantasy Makers.
Faalco:Por trazer para a LRM.
Faalco- Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/07/2010
Re: Sistema Plantação - RPG Maker 2K/2K3
Maneiro este tutorial.
Foi uma boa contribuição, obrigado por postar aqui!
Falou.
Foi uma boa contribuição, obrigado por postar aqui!
Falou.
Kyle- Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/07/2010
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