Guia definitivo de como ajudar um iniciante
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Guia definitivo de como ajudar um iniciante
(Porque é fácil mesmo! )
Olá a todos. Sobre o que vou falar aqui hoje não é novidade, mas é um assunto que merece sempre algum destaque para os nossos membros mais experientes que servem de modelo para os mais jovens, que ainda estão a dar os primeiros passos no mundo maker.
Neste artigo vou tentar explicar como deve ser o comportamento dos membros mais experientes perante os iniciantes, como devem ajudá-los nos tópicos de suporte e de dúvidas, pois pelo que já tenho visto, normalmente nestes tópicos esses membros não ajudam, antes mandam o iniciante ler as regras e esperam que ele aprenda sozinho… não é assim que se ajuda alguém, apesar de que também não devemos dar logo as respostas de mão beijada… como vêm, este assunto apresenta-se mais complexo do que parece… vamos ver então como podemos melhorar a nossa conduta e sermos membros mais úteis.
Então mas quem é o iniciante?
Resposta fácil, né? Bem, um iniciante (vulgo novato) é o que se apresenta como novo em relação a algum assunto ou a algo… pode ser em relação ao RPG Maker, pode ser em relação a uma comunidade, pode ser em relação a uma área de atuação.
Todos nós passámos por esta fase, ou estamos presos a ela ainda. Não interessa, este é um dos estágios mais importantes da nossa formação e é importantíssimo que tenhamos boas experiências e boas ligações, pois pode ser de fato a fase mais divertida da nossa carreira.
E quem é o experiente?
Ah, cada uma mais fácil que a outra… o experiente é aquele que se apresenta como alguém que já conhece e já teve experiência com algo. No caso do RPG Maker, é alguém que já conhece e está habituado à interface do programa. É alguém que já fez jogos, conhece algumas áreas do maker, sabe as suas limitações artistas e decidiu aprofundar-se em uma ou duas delas…
Em relação à comunidade, o experiente já demonstra alguma participação, já é alguém conhecido e que para tal já ajudou muito a comunidade, seja com recursos gráficos, com tutoriais ou até mesmo com jogos brilhantes que serviram de inspiração para muitos makers. Esta fase é ótima pois o trabalho de um experiente já é conhecido e ele já tem alguma influência nos outros membros. Em contra partida, do experiente a maioria dos membros esperam muito, há muitas expectativas por parte dele. É constantemente avaliado e o seu trabalho serve de molde para os membros mais novos. Se este modelo for incoerente ou falhar em algum aspecto, a sua reputação também sofre e com isso o seu poder de influência diminui.
Mas não nos devemos preocupar tanto assim com a reputação. Ela é importante e deve ser trabalhada sim, mas não devemos nos apegar a ela pois isso torna-nos arrogantes e pomposos e ninguém quer ser assim. Estamos aqui para criar bons jogos e ajudar a criá-los. Mentalize-se disso apenas.
Ok, eu sou experiente, como devo proceder para ajudar um novato?
Clássico. Basta pensar quando eras novato… como é que gostavas de ser tratado? Quando criavas um tópico com títulos como “ME AJUDA PLZZZ, URGENTE!!!” e o pessoal chegava em cima de ti a mandar-te ler as regras e a pedir-te para não escreveres esses títulos bizarros com certeza não gostavas. Talvez até tivessem razão, mas e a tua dúvida? Alguém te explicou alguma coisa sobre isso? Não, o pessoal veio e disse para leres as regras, tudo bem, deves ler sim senhora. Mas e a tua dúvida? Não foi esse o objetivo primordial da criação do teu tópico?
Então da próxima vez que tiveres oportunidade de responder a um tópico irregular, clica em notificar e não postes no próprio tópico as irregularidades e infrações que o membro cometeu. Não! Ao invés, e acredita que será muito melhor, envia-lhe uma Mensagem Privada a orientá-lo e a ajudá-lo a corrigir o seu tópico. E quanto à dúvida dele? Simples, responde no próprio tópico, diz-lhe o que é que ele tem que fazer e não faças tu por ele! Aprendemos a trabalhar e a estudar, não aprendemos nada quando os outros fazem as coisas por nós.
Portanto, a ideia que devemos retirar deste excerto é que devemos de ajudar o membro com a sua dúvida, explicando-lhe como ele pode resolver o problema (e não resolvendo o problema para ele) e, caso o tópico se verifique irregular, devemos enviar-lhe uma mensagem privada e orientá-lo com as devidas correções.
Agora que sabemos como devemos ajudar um iniciante, e partindo do pressuposto de que o processo descrito acima serve não só para tiragem de dúvidas, mas também de ajudar com procuras de recursos gráficos e scripts, vamos agora ver como podemos melhorar a nossa conduta. Vais ver que é muito fácil.
O que temos de fazer? É simples, é a regra de ouro para espalhar a paz e a compreensão, não só na comunidade mas no mundo inteiro. Sério. Basta apenas um pouco de dedicação da nossa paciência, em outras palavras, simpatia. Sim, é o mais importante. Sermos amigos do próximo e não julgá-lo. Caramba, que novidade né? Pois é, mas nem sabes o quanto te vai ajudar da próxima vez que ajudares alguém se demonstrares dedicação e compaixão. As vantagens são evidentes:
Recebes um valente obrigado!
És reconhecido como alguém simpático e com que a pessoa pode sempre contar.
Não serás julgado ou criticado.
Serás louvado e respeitado.
Um dia mais tarde a pessoa que ajudastes vai se lembrar da tua conduta e vai, se puder, responder-te da mesma moeda!
O teu comportamento será visto como um exemplo a seguir. Serás visto como um modelo pelos outros!
Como podemos ver, as vantagens são grandes e gordas… e tudo isto só por sermos simpáticos e dedicarmos um pouco do nosso tempo… fantástico, não é? Mas o sermão não acaba aqui. Vamos conhecer outras maneiras de sermos simpáticos e eficientes, vamos:
Não desmoralizes.
Sério, não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem a ti! Não gozes, não desmoralizes e não diminuas as capacidades de ninguém. Lembra-te que somos todos iguais e todos lutamos para ser felizes!
Importa-te mais com os outros e menos contigo.
Ok, esta é para treinar a sério. Vamos ser menos egoístas, menos egocêntricos e vamos preocuparmo-nos mais com os outros. Quanto mais nos importamos com os outros, menos egoístas somos, somos mais trabalhadores, mais úteis e mais amigos. Do que vale criarmos um bom jogo e não distribuirmos a nossa obra de arte? Quem vai jogar? Nós… só nós. E qual a graça disso? Do que vale aliás, criarmos os nossos próprios gráficos e usarmos nos nossos jogos e depois irmos criticar aqueles que só usam os gráficos que já vem com o programa e que não tem habilidade nenhuma com arte gráfica? Não seria melhor, pergunto ao leitor, se pudessemos todos partilhar as nossas habilidades com os outros? Pense só nas vantagens que isso traria para a comunidade e para os jogos dos membros. Que bons que eles ficariam com outra cara!
Comente, suporte e dedique!
Comenta e dedica do teu tempo ao próximo! Comenta um projeto, dá a tua opinião. Não ignores os outros e dedica sempre algum tempo para responder aos projetos que surgem nas áreas criativas. A tua opinião é muito importante (se bem formulada e coerente) para ajudar o criador do jogo a melhorar as suas habilidades. Ele vai melhorar os seus mapas se tu lhe avisares que neles faltam detalhes. Ele vai melhorar se tu lhe avisares que o puzzle dele podia ser feito de outra maneira, mais fácil até. Ele vai melhorar se tu lhe explicares como se posta um projeto, caso o tópico esteja bastante feio e irregular para caramba. Sério, dedica o teu tempo, o pessoal mais novo agradece!
Não sejas preguiçoso.
A preguiça é um dos sete pecados capitais. É um verdadeiro inimigo do trabalho e caso a pessoa seja absorvida por ela, não vai produzir na mesma escala de qualidade como se estivesse super animada e energética. Mas preguiça aqui refere-se à de não explicar corretamente, ser muito breve nas respostas para despachar a pessoa, o iniciante… faz assim, se estiveres num dia não mais vale não responderes e deixares o próximo experiente responder! Com certeza será melhor ter alguém a responder de forma mais elaborada e intuitiva do que responderes só por responder. Agora… todos nós temos um “dia não”… se não tiveres com paciência num desses dias, lembra-te que não és obrigado a ajudar sempre, a toda a hora… apesar de ser importante como vimos anteriormente ajudar os outros, devemos também pensar em nós e nos nossos problemas de forma a podermos resolvê-los e viver em paz com o mundo!
Não chame nomes.
São coisas tão óbvias, não é? Bem, não chamem nomes aos outros. Esses apelidos de “noob” ou “burro” não combinam nem com alguém que está a se esforçar para aprender mas tem dúvidas e nem tão pouco combinam com a conduta que estás a formular ao leres este artigo.
E eu que sou iniciante, como devo proceder para ser bem aceite na comunidade?
Assim como o experiente, também os membros recém-chegados devem seguir uma conduta educada e simpática para com os outros! É importante termos um espírito trabalhador e querermos aprender sempre que possível.
Mesmo se fores iniciante mas se vires um tópico com uma dúvida para a qual tu sabes a resposta, porque não respondes? Estamos a pôr em prática a regra de ouro que diz que devemos ajudar aos outros para que nos ajudem a nós! Estamos a retribuir o favor que nos fazem os outros. Se queres ajudar de forma correta, mesmo sendo novo no programa e na comunidade, deves reler o 3º tópico que diz respeito à conduta do experiente perante um iniciante.
Aqui vão algumas dicas para ti que te estás a iniciar neste mundo fantástico do RPG Maker:
Apresenta-te, primeiro que tudo!
Eu às vezes quando tenho um projeto ou um tutorial, mal me registo numa comunidade é para postar o material… isso é bom até, gostar de partilhar e tal… mas quem te conhece se tu não te identificares? Como vão os membros saber se o teu material é de qualidade ou se é de origem duvidosa, se nem ao menos dedicas um pouco do teu tempo para te apresentares ao pessoal e deixares bem claro quais são as tuas intenções? É importante realmente apresentarmo-nos. Na nossa vida pessoal não somos amigos de ninguém se nem ao menos dissermos qual é o nosso nome. Então faz o mesmo com os amigos makers.
Aproveita para errares.
É mesmo… eu gostava de não saber tanto quanto sei hoje para poder fazer jogos horríveis e feios, como fazia antigamente. Hoje não consigo porque tenho uma visão diferente de como se faz um jogo, mas era ótimo poder errar à vontade e fazer jogos escrotos, só porque tinha o título de iniciante!
Então aproveita agora para errares e cria coisas bizarras. Faz isso, é normal e é o processo que tens de seguir para poderes melhorar as tuas habilidades. Ninguém nasce ensinado. Picasso não nasceu a saber a desenhar. Mozart não tocava piano dentro da barriga da mãe. Marlon Brando não nasceu e foi logo contratado para fazer “Apocalypse Now”. Todas estas pessoas passaram a sua vida a treinar, a estudar para fazerem aquilo que fizeram. Mas antes, tiveram de errar para poder perceber os seus erros e não voltar a cometê-los.
Então não te esqueças de que estás autorizado a errar sempre que possível, desde que aprendas com esses erros e não os voltes a cometer.
Nada de arrogância e desprezo.
Se fostes mal ajudado, reclama! Mas aqui reclamar refere-se a ter calma na hora de escrevermos uma reclamação e não sermos tomados por sentimentos negativos que só vão servir para piorar o cenário. Se fomos mal ajudados, reclamamos com educação e simpatia, caso contrário perdemos a razão! Sempre, sempre, em qualquer situação.
Concluindo…
Acho que não é preciso dizer mais nada. Se lestes tudo até aqui e absorvestes as ideias que te quis transmitir, ótimo, só vai te ajudar para melhorares a tua conduta social e seres um membro muito mais eficiente… é que, entende isto, as pessoas lembram-se de ti se tu viveres para elas e as ajudares. Só assim és lembrado neste mundo, pois até podes ser um grande cientista ou um grande ator de cinema, mas do que te vale tudo isso se não poderes partilhar o conhecimento e as experiências com os outros?
Dito isto, aqui termino o artigo. Espero sinceramente que tenham absorvido o texto e que ele te ajude de muitas maneiras, não só na internet, mas socialmente também. O que foi dito aqui é válido também lá fora, no mundo real.
Um grande abraço do vosso amigo fbu, muita paz e sucesso nos vossos trabalhos e não se esqueçam de postá-los nas comunidades e nos blogs makers.
Escrito por André Fernandes em 8 de Janeiro de 2012.
fbu- Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/07/2010
Re: Guia definitivo de como ajudar um iniciante
Acho que a grande dificuldade na hora de um novato "estudar" rpg maker é o que fazer. Imaginemos uma situação, uma pessoa acaba de baixar o rpg maker e quer aprender RGSS, obviamente ela vai nos fóruns procurar tutoriais, porém é difícil encontrar um tutorial em que o autor descreva com clareza (e em poucas linhas) o básico. Ja vi 'tutoriais' em que o autor postou um texto de quase 50 linhas, isso é massante e muito confuso.
O que é o básico no rpg maker? Na área de mapper seria "faça uma casa, etc" e em rgss o que é o básico, que uma pessoa deve aprender primeiro? Pois por exemplo, se você vai ensinar alguém a programar em C ou outra linguagem, basicamente você primeiramente irá aprensentar um algoritmo que soma 2 números, depois um que subtrai, depois como tarefa pedira pra fazer um que divida ou calcule a média.
O que é o básico no rpg maker? Na área de mapper seria "faça uma casa, etc" e em rgss o que é o básico, que uma pessoa deve aprender primeiro? Pois por exemplo, se você vai ensinar alguém a programar em C ou outra linguagem, basicamente você primeiramente irá aprensentar um algoritmo que soma 2 números, depois um que subtrai, depois como tarefa pedira pra fazer um que divida ou calcule a média.
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