[Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
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[Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
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Mini mapa para se guiar
Com posição do herói
Passo á passo
Mini mapa para se guiar
Com posição do herói
Passo á passo
Criador: Tanatos (TanatosMaker)
Plataforma:Rm2k e Rm2k3, mas souber usar bem isso é possivel fazer no RMXP e VX.
Fonte: http://tanatosmaker.forum7.biz/nova-tutorial-aprenda-a-criar-um-mini-mapa-estilo-finalfantasy6-n39.htm
Introdução:
Este sistema tem como intuito criar uma minitura do mapa em que o jogador estiver para poder se guiar com um "ponto" que indique as coordenadas do mesmo, estilo Final Fantasy 6 (FF3 para Snes).
A única parte importante da tutorial é a PARTE 3, mas se você for um amador em programação de eventos leia toda a tutorial.
Perguntas frequentes:
- Spoiler:
- Pergunta: "Posso mudar a posição do mini-mapa, se sim como?"
Resposta: Sim, você pode, para fazer você adicionar valores as variaveis de coordenadas do herói, para saber mais abra a DEMO. - Pergunta: "Posso usar a demo para fazer meu jogo?"
Resposta: ¬¬" Isso é sério? É óbvio que sim. - Pergunta: "Posso adicionar outros pontos que sejem outros eventos no mini-mapa"
Resposta: Sim pode, crie novas variaveis que peguem as coordenadas destes eventos e depois as use em novas pictures estilo "map-hero" que devem ter a ID maior que 11 para Rm2k e maior que 31 para rm2k3. - Pergunta: "Minha imagem fica zuada quando diminuo, tem outro método de fazer isso?"
Resposta: Sim, use o PhotoShop ou baixe o Paint.NET, exelente programa estilo Photoshop. - Pergunta: "Mas como faço isso no PhotoShop ou Paint.NET?"
Resposta: Bem está é uma tutorial para ensinar como criar um mini-mapa no jogo e não para ensinar a editar imagens, essa parte é um extra que já tive o trabalho de escrever, basta ler, está bem explicado, não vou ficar ensinado como fazer isso por PS ou P.NET. - Pergunta: "Tanatos faizzz pra mim plzzz? Xo ceu fun!"
Resposta: ¬¬" Não, pra isso já tive o trabalho de escrever a tutorial, aqui não é Frabica de mini-map. - Pergunta: "Por que quando uso o rpg2kdev a imagem gerada fica toda preta?"
Resposta: É por que o chipset usado por você vem da RTP, você deve ter o chipset na pasta do teu jogo. - Pergunta: "O meu mini-mapa não aparece no jogo, o que pode ser?"
Resposta: Verefique se o evento está em processo paralelo(Paralell Process) ou se a opacidade das imagens não ficou em 100% e por fim verefique se você mesmo não alterou o sistema e usando alguma SWITCH. - Pergunta: "Fica dando LAG no meu jogo, o que faço?"
Resposta: Abra a DEMO lá tem a versão sem LAG, mas necessita mais conhecimento sobre eventos. - Pergunta: "Tanatos toda vez que troco de mapa o véiculo(AirShip) volta pro mesmo lugar, isso é um BUG"
Resposta: Não, esse é o método que use para ter o AirShip em todos mapas "ao mesmo tempo" para que você possa fazer os testes. - Pergunta: "Fiz tudo certinho conforme a tutorial e li as perguntas frequentes, mas continua a não funcionar, alguma idéia do que possa ser?"
Resposta: Não, mas te darei algumas dica, LEIA A TUTORIAL DENOVO, VEREFIQUE O EVENTO e VARIAVEL e MOSTRAR IMAGEM, se não der certo mesmo assim, baixe logo a demo e estudea. - Pergunta:
Resposta:
- Pergunta: "Posso mudar a posição do mini-mapa, se sim como?"
Downloads necessários:
Importe essa imagem para pasta Pictures do teu jogo\projeto desejado:
map-hero.png
E baixe este programa chamado de rpg2kdev, com ele você poderá criar uma imagem do mapa sem usar "Print Screen":
Rpg2kDev
(Leia as perguntas frequentes)
Demostração e extras do sistema:
Mini-Mapa_-_Demo.rar
Parte 1: Criando a imagem do mapa.
Primeiramente tenha um mapa qualquer já em mãos.
Não tem, o que eu espero...
Terminou? Sim então continuemos.
Eu ensinarei a fazer o sistema para um Mapa-mundi, mas o mesmo pode ser aplicado para outros tipos de mapas, como labirintos ou mapas comuns de cidades e vilas.
Este é um mapa de exemplo, digamos que isto é o mapa-mundi do teu jogo:
Clique para ampliar
Faça um copia dele no próprio jogo:
Agora redesenhe ele exatamente do jeito que está mas segurando a tecla SHIFT:
De modo que o mapa fique todo aquadrado, terminou, compare se ficou tudo certo:
Parte 2: Editando a imagem do mapa em tamanho real e convertendo.
Agora salve o jogo e vá até a pasta do teu jogo:
C:\arquivos de programas\ASCII\RPG2000\Projects
para rm2k
C:\arquivos de programas\Enterbrain\RPG2003\Projetos
Para Rm2k3 em português-Seita da vaca louca.
Copie o programa rpg2kdev[b] que você baixou já extraido para dentro da pasta.
Vá no rpgmaker e verefique a ID do mapa aquadrado:
Agora retorne a pasta do teu jogo e execute o programa [b]rpg2kdev[b]:
Digite a ID do mapa e aperte Enter, exemplo se o mapa tem a ID 0002 basta digitar 2, se quiser digite 00000000000002 que não faz diferença.
[b]Clique para ampliar
O programa terá se fechado sozinho e terá criado uma imagem BMP com o nome original do mapa:
Agora vamos dimunuir o tamanho da imagem, sendo que o mapa tem 16x16 pixels para cada tile, como imagem ela deverá ter 1x1 para ser usada como Picture de Rpgmaker2000 ou 2003, então uma imagem com 1024x1024 pixels terá de ter 64x64 pixels.
Para descobrir o valor real em tiles simplismente veja as propriedades do mapa no rpgmaker:
Abra a imagem pelo MSPaint(Paint da microsoft), aperte Ctrl+A para selecionar a imagem, agora Ctrl+X para recorta e Ctrl+V para colar, deste modo a imagem não irá misturar as cores se você dimuila, não perca a não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte.
Agora aperte Ctrl+W ou vá em ferramentas sem perde a seleção e digite os valores 50 e 50 em porcentagem.
Isso é a metade do tamanho original, de 1024x1024 ficará 514x514, não perca a "seleção do mapa", aquela borda pontilhada da ferramenta de corte:
Clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de largura:
Clique para ampliar
Depois clique na no ponto na linha esquerda e arraste até ficar com 64 de altura, a imagem ficar com 64x64, para saber o valor enquanto arrasta veja o rodapé:
Clique para ampliar
Agora aperte Ctrl+E e digite os valores do tamanho da tela do jogo, no caso do rpgmake2000 ou 2003 é 320x240 e aonde sobra branco use o balde de tinta com a cor preto.
A image deverá ficar assim:
Clique para ampliar
Agora converta a imagem para 256 cores, pode ser pelo MSPaint, a imagem não necessitará ter qualidade, afinal ela vai ser bem menor e opaca(semi-transparente):
Logo após salve a imagem como PNG para comprimir o tamanho da mesma:
Delete a imagem BMP e recorte ou puxe a imagem convertiva para PNG para pasta o Desktop ou Meus Documentos
Renomeie a image para um nome fácil de modo organizado, tipo map-mundi, agora volte ao rpgmaker e vamos para a parte 3.
Agora volte ao rpgmaker e importe a image para Pictures e selecionando a cor preto como transparente:
Parte 3: Criando o sistema por eventos.
Agora volte ao rpgmaker, se quiser pode deletar o mapa aquadradado não usaremos mais, no mapa original crie um evento de mapa principal em processo paralelo, nele chame duas váriveis que busque o valor de coordenada dos HERO\Herói do jogo.
De o nome de "X-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada X e "Y-coor do heroi" para variavel que SETAR o a coordenada Y:
Veja como ficaria o código no Rm2k English Version:
- Código:
<>Variable[XXXX:X-coor do heroi]Set, Hero Xpos
<>Variable[XXXX:Y-coor do heroi]Set, Hero Ypos
<>
Volte a pasta Picture do teu jogo e pegue os valores do tamanho em pixels da tua imagem, clicando com o botão direito em propriedades:
Clique para ampliar
Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 10 para rm2k ou 30 para rm2k3, selecione a imagem que você criou e nomeou como "map-mundi", na posição 160x120 e com 25% de transpârencia:
Agora crie um Show Picture(Rm2k) ou Mostrar imagem(Rm2k3), coloque uma ID(Pic. Number) com um valor um pouco alto, tipo 11 para rm2k ou 31 para rm2k3, selecione a imagem "map-hero", na posição mude para "By Variable", selecione as variaveis "X-coor do heroi" para "X", "Y-coor do heroi" para "Y" e mude 0% de transpârencia:
Agora abaixo crie um "Wait" ou "Esperar" com valor de 1, não é 1 segundo e sim 1/10 de segundo:
O evento todo deve ficar assim:
Última edição por TanatosMaker em Qui Jul 15, 2010 10:27 pm, editado 2 vez(es)
TanatosMaker- Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 38
Localização : Uruguai - Viva lo Tango
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Bastante interessante e engenhoso, acredito que eu venha a usa-lo =)
OBS: Senha para descompactar please xD
OBS: Senha para descompactar please xD
And_Ryo- Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 32
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Well...Lá vem o tanatos com outro incrível sistema para 2k ou 2k/3k
Realmente está de parabéns.A ideia está ótima e o sistema está incrível.
+1 crédito.
Até.
Realmente está de parabéns.A ideia está ótima e o sistema está incrível.
Até.
xX Alemao Xx- Colaborador
- Mensagens : 133
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 27
Localização : Base Lunar MRM
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
And_Ryo:
Aí caramba esqueci a senha, bolas.
Bem com a tutorial em si você pode reproduzir o sistema todo, basta vontade.
xxAlemaoxx:
Como assim? A tutorial está a mais e semanas na MRM e ninguém comentou...
Aí caramba esqueci a senha, bolas.
Bem com a tutorial em si você pode reproduzir o sistema todo, basta vontade.
xxAlemaoxx:
Como assim? A tutorial está a mais e semanas na MRM e ninguém comentou...
TanatosMaker- Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 38
Localização : Uruguai - Viva lo Tango
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
HEHEHE
Legal...
Só Não Ganha Mais CRED PQ Aki N Tem KKKKK
Legal...
Só Não Ganha Mais CRED PQ Aki N Tem KKKKK
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Não precisa, eu não faço sistemas e escrevo tutoriais em troca de créditos de fóruns ...
Valew Convidado
Valew Convidado
TanatosMaker- Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 38
Localização : Uruguai - Viva lo Tango
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Excelente trabalho Tanatos. Vou ver se consigo fazer o mesmo no VX.
Valeu!
Valeu!
Guyts- Mensagens : 108
Data de inscrição : 16/07/2010
Localização : Minas Gerais
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Eu disse que lá vem você com mais um sistema incrível '-'TanatosMaker escreveu:And_Ryo:
Aí caramba esqueci a senha, bolas.
Bem com a tutorial em si você pode reproduzir o sistema todo, basta vontade.
xxAlemaoxx:
Como assim? A tutorial está a mais e semanas na MRM e ninguém comentou...
Ei vejo muitos sistemas seus na MRM..
Não entendi o que você não entendeu.
Até.
xX Alemao Xx- Colaborador
- Mensagens : 133
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 27
Localização : Base Lunar MRM
Re: [Rm2k / 2k3] Mini mapa estilo Final Fantasy 6
Eu quero dizer que não é algo novo, mas é o que dá a entender nisto:
"Lá vem o tanatos com outro incrível sistema para 2k ou 2k/3k"
Mas blz.
"Lá vem o tanatos com outro incrível sistema para 2k ou 2k/3k"
Mas blz.
TanatosMaker- Mensagens : 215
Data de inscrição : 15/07/2010
Idade : 38
Localização : Uruguai - Viva lo Tango
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