[Tutorial] Dark_Variáveis #Pt. 1
4 participantes
Página 1 de 1
[Tutorial] Dark_Variáveis #Pt. 1
Dark_Variáveis #Pt. 1
By: _Dark_Goku_
By: _Dark_Goku_
• Introdução:
- Olá, amigos da Lua RPG Maker! Meu primeiro tutorial, tanto nesta lua, quanto como estará lá no Mundo real, após o Apocalipse terminar. Neste meu primeiro tutorial, vou demonstrar o 'básico' de Variáveis, um item muito importante principalmente em jogos de estratégia e MMO. Façam um bom proveito e, é claro, deixe seu comentário no tópico! Vamos lá?
• Entenda variáveis:
- Uma variável, é um 'espaço' onde armazena-se um número, sendo que este número poderá ser utilizado para outras coisas - como roletas de prêmios aleatórios, por exemplo. Vou dar um exemplo.
- Spoiler:
Está vendo? Neste exemplo, utilizamos a primeira variável de todas, e nela, adicionamos a opção "Aleatório 0..2", ou seja, ao executar a variável, será dada á ela um valor aleatório de 0 até 2.
E então, podemos criar uma 'roleta de prêmios aleatórios', com condições de, por exemplo, se ao executar a variável, o número será sorteado, e se o número sorteado for o 0, então, será entregue um prêmio; caso o número sorteado seja 1, será entregue outro prêmio; assim em diante. Entendeu como funciona uma variável aleatória?
Agora, vou explicar uma variável comum.
- Spoiler:
Pois bem, quando clicamos na opção "Opções de variável", nós selecionamos a variável que será armazenado um número - e após isso, selecionamos o número a ser armazenado. Vou dar um exemplo: em uma floresta, há 2 barracas e 2 NPCs - cada barraca e NPC pertence á uma tribo. Então, você fala com o NPC da tribo 1, e você entra na tribo dele, e então, faz-se adicionar o número '1', na variável 3::Tribo (neste exemplo, irei utilizar a variável nº03 com o nome ''Tribo''), e então, na barraca 1, você adiciona uma condição de, a variável Tribo, estar com o número 1 - se tiver o número 1, ou seja, ter falado com o NPC e entrado na tribo dele, você entra á barraca - caso contrário, é expulso; assim, fazemos a mesma coisa com o 2º NPC, mas nele, mudamos os números de 1 para 2. Entendeste? Não? Re-leia com atenção!
• Ending:
Bem pessoal, tutorial simples e feito rapidamente. Caso haja erros ou eu tenha que melhorar, podem comentar.
• Créditos:
Criador.: _Dark_Goku_
Disponibilizado em.: Mundo RPG Maker / Lua RPG Maker
- "Não copie. Crie."
Re: [Tutorial] Dark_Variáveis #Pt. 1
Gostei muito do tutorial e ele é bem útil para explicar o poder das variáveis! =D
Muito obrigada por colocar isso aí para a galera! Lembre-me de dar-te um crédito quando voltarmos ao Mundo RPG Maker, cara!
Muito obrigada por colocar isso aí para a galera! Lembre-me de dar-te um crédito quando voltarmos ao Mundo RPG Maker, cara!
Princesa de Drinlândia- Mensagens : 281
Obrigado, Princesa!
Estarei sempre ajudando, assim como possível.
Estarei sempre ajudando, assim como possível.
Bom tutorial cara, as variáveis foram as coisas que mais demorei a entender.
Lembre-me de te dar um cred na MRM.
Falou.
Lembre-me de te dar um cred na MRM.
Falou.
Kyle- Mensagens : 17
Obrigado, Kyle.
Lembro sim, hehe.
Em breve estarei fazendo uma #Pt. 2 do tutorial, contendo outros tipos de variáveis e mais explicativo! ;D
@Edit:
Go go, pessoal! Comentem.
Lembro sim, hehe.
Em breve estarei fazendo uma #Pt. 2 do tutorial, contendo outros tipos de variáveis e mais explicativo! ;D
@Edit:
Go go, pessoal! Comentem.
As variáveis implicam em muitas coisas, você poderia explicar coordenadas na próxima aula... Bom trabalho, mais um cred, quando voltarmos ao nosso planeta natal
-Felipe,- Mensagens : 294
\õ/ Obrigado.
Sim, já estou preparando a próxima aula no Bloco de notas com os códigos... aí daqui a pouco dou uma passada aqui e posto.
Sim, já estou preparando a próxima aula no Bloco de notas com os códigos... aí daqui a pouco dou uma passada aqui e posto.