Lua RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Matéria]Expugnação gráfica

5 participantes

Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por Contium Dom Jul 18, 2010 6:38 pm

Expugnação gráfica

...Por Contium


__Foi-se aquela época em outrora em que sojugar as pessoas com os games, era fácil. De fato, nada era complicado: os controles eram simples, os gráficos eram feitos em singelos 8 (ou 16) bits, a jogabilidade era rija, e o foco era a diversão com os amigos que esses consoles permitiam( mas não embasado em uma conexão de internet, e sim sobre relações mais físicas entre os jogadores).Hoje, com a evolução infrene dessa industria, esses conceitos já citados inexistem ou foram fortemente alterados.Os controles? Passaram da limitação de 2 botões(além dos direcionais), para mais de 10.Os gráficos? Transitaram do pixel-arte pueril, para modelagens 3D exacerbadas.A jogabilidade? Desbravou novos caminhos e novos métodos de ser aproveitada.E o foco foi fortemente alterado com a evolução dos meios de comunicação(vide a internet).
__Diante dessas premissas, jogos que antes tinham um alto status, passaram ser motivos de risos da "nova geração".O impasse nesse tipo de interpretação tem seu início a cerca de jogadores mais velhos que, perdidos no conceito de "belo e feio" e "novo e antigo", protestam a favor de suas concepções.Esse tipo de ação tem fundo lógico, pois qual seria o motivo da nova geração banalizar tanto esses jogos, considerados por eles como "ruins"? Na maioria dos casos, simplesmente julgam pela capa e estão logo a pensar: "Olha esse gráfico, que lixo! Esse jogo deve ser horrível!", e por ora não se dão nem ao trabalho de jogar alguns minutos com uma mente aberta.
__O mais curioso em todo caso é essa denominação de feio, afinal, o que é o feio e o bonito? Dizia Einstein que tudo é relativo, logo esse tipo de coisa não deveria existir, e não existe.A verdade é que o homem, em sua posição de escravo mental da multimídia, e como animal social, tem uma necessidade de seguir o que lhe é imposto pelos mesmos.Ou seja, é a televisão, a internet, os cinemas, dentre outros, que, moldam nas pessoas esses conceitos.Acabando por se tornarem grandes responsáveis no que se diz sobre a formação de opinião não apenas nos gráficos, mas no conceito geral.
__Um dos melhores exemplos que podemos citar dentro do cerco da dominação sofrida pelo indivíduo é sobre um dos recém sucessos do cinema, o filme Avatar, de James Cameron, cujo conta uma história previsível, recheada de clichês, e gafes.Mas então, como que Avatar conseguiu a maior bilheteria na história? Simples, o filme contou meramente com uma ótima campanha de marketing, e gráficos retratados como belos juntamente com um 3D estereoscópico detalhado.A multimídia disse que é belo, que é revolucionário, e o homem como sempre cumpriu seu papel de escravo, acabando por gerar uma popularização em massa do 3D , e o início da inferiorização de filmes que não o usam.
__Outro exemplo interessante, e mais voltado ao assunto é sobre o jogo Megaman 9 (da CAPCOM) para o vídeo-game Nintendo Wii, que prega gráficos retrô(8bits). O jogo foi um tremendo sucesso, tanto que sua sequência(o 10), ainda permuta no estilo.Mas espera aí? Não eram esses os gráficos feios? O que os fizeram ficar "bonitos" e "jogáveis"? Essa resposta você já sabe, a mídia disse que era bonito, e pronto.Isso já foi suficiente.
__A verdade agora então é nítida e reflete duras palavras: "O homem não tem opinião", é triste, mas somos todos controlados por nós mesmos a quem chamamos de elite.Sempre induzidos e moldados de conceitos e sentimentos.Quanto a uma solução? A melhor delas é a força de vontade, só assim que se pode enxergar certos preceitos, como o fato de que para muita gente Avatar não foi/é tão bom quanto falam, ou que Crysis seja melhor que Counter Strike(e vice versa). Afinal, quem deveria exercer poder sobre a elite é toda essa sociedade que se encontra na senzala, isso porque eles são mais fortes, mas não sabem utilizar essa força.


Última edição por Contium em Seg Jul 19, 2010 3:27 pm, editado 2 vez(es)
Contium
Contium
Moderador Global

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 35
Localização : "The Moon"

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por arrout123 Dom Jul 18, 2010 6:47 pm

Concordo com absolutamente tudo.
Se for comparar, não existem gráficos mais feios que atrapalhem a jogabilidade.
Eu jogo jogos de SNES ainda, o Super Mario 2 Yoshi's Island é um exemplo, eu prefiro jogar ele do que muitos jogos de XBOX 360, isso significa que os jogos retrô ainda podem ter seu lugar na mídia, é só as pessoas aprenderem a mudar seu ponto de vista sobre isso.
E, para os engraçadinhos e trollers, Yoshi's Island NÃO É JOGO SÓ INFANTIL, eu jogo ele para lembrar dos bons tempos em que eu jogava ele no Nintendo e não no emulador de Nintendo, eu acho que os gráficos deles são perfeitos, vejo o trabalho para elaborar aqueles tiles e sprites '-'


Flw'z
arrout123
arrout123

Mensagens : 148
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 25
Localização : GTA V SOON

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por Princesa de Drinlândia Dom Jul 18, 2010 6:52 pm

Cara, eu realmente AMO jogo antigos, pois eles faziam parte da minha infância inteira.

Hoje em dia, quando faço jogos, sou muito rígida comigo mesma quanto a gráficos. Mas sabe de uma coisa? Não preciso mais ficar assim... O meu jogo não vai ser pior só porque tem uns gráficos considerados feios para a maioria. Quer dizer, muito jogo de 2000/2003 faz sucesso aqui da MRM(ou na LRM XDDD).

Concordo quando dizem que a maioria não tem opinião, mas quem tem não precisa de nada disso para gostar de alguma coisa. =] Um jogo é bom porque ele é. ^^
Princesa de Drinlândia
Princesa de Drinlândia

Mensagens : 281
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por -Felipe, Seg Jul 19, 2010 2:27 pm

Tenho 13 anos, sim eu concordo com tudo que foi dito. Não digo que gráficos não são importantes, só digo que não são tudo, eu ainda jogo no emulador de sness, jogos estilo harvest moon, mário, donkey kong... Eu me lembro quando tinha só 5 aninhos e jogava eles no sness... Mas convenhamos que pode-se muito bem aliar gráficos e jogabilidade junto com uma história original. Vide Gta San Andreas, que na minha opnião tem uma história nem um pouco clichê, adoro a história desse jogo que alia-se muito bem a excelente jogabilidade e ótimos gráficos.
-Felipe,
-Felipe,

Mensagens : 294
Data de inscrição : 14/07/2010
Idade : 27

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por Contium Seg Jul 19, 2010 3:34 pm

Interessantes concepções, mas muita gente entendeu errado.A crítica da matéria não tem o intuito de falar que gráficos antigos são melhores, mas sim em retratar que não são inferiores que os gráficos dos jogos atuais. De qualquer modo, um jogo é bom porque é, o problema não são pessoas como nós que gostam de RPG maker, pois só de, diante dessa revolução gráfica ainda o utilizarmos, já é prova suficiente que nossa mente é aberta pra todo e qualquer gráfico.O problema mesmo é que a maioria não é assim. Em outras palavras, se uma pessoa visse Crysis em um tela, e Counter Strike em outra, ela não ia pensar duas vezes em jogar Crysis, ou achar que Crysis seja melhor por causa de sua beleza gráfica(considerando que ela nunca tenha ouvido falar de nenhum dos jogos).
Contium
Contium
Moderador Global

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 35
Localização : "The Moon"

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por Dungeon22 Seg Jul 19, 2010 3:48 pm

Sim, concordo com tudo, eu estava querendo tanto ver avatar, quando vi, nem vi tudo, dizem que é bem legal e tudo, eu não entendo isso, agora concordo com a minha irmã:

As falas entre parênteses são meus comentários pessoais
E entre aspas, as da minha irmã:

"Dizem que é todo bem feitinho e tal (e é verdade) mas a história é fraca (A mesma coisa)"

Então, gráficos? Que se lixem! Eu quero jogar!

Foi isso que eu entendi, que gráficos antigos são iguais aos de hoje:

Mas, os gráficos também são importantes, mas, não o mais importante D=

Exemplos de jogos que os gráficos não são muito bons, mas, o jogo sim:
Mario Kart (Super nintendo)
Reborning the tag game (RPG maker 2k3)
Super Mario Bros. 3 (Não me lembro)
Entre outros...

Gráficos bons e jogo idem:
God Of War 1, 2 e 3 (PS2, PS2 e PS3)
GTA 5 (Não me lembro)
Entre outros...
Dungeon22
Dungeon22

Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Na minha casa

Ir para o topo Ir para baixo

[Matéria]Expugnação gráfica Empty Re: [Matéria]Expugnação gráfica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos