Lua RPG Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como Criar Um RPG

+4
Hagrifield
Vandalier
May Leone
bossstrike
8 participantes

Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Como Criar Um RPG

Mensagem por bossstrike Qui Dez 01, 2011 9:58 am

Olá Pessoal,esse é meu primeiro Tópico aqui...E eu sou um novato(noob,iniciante,chame do que quiser!)e gostaria de saber uma coisa:Como se faz um RPG? Question


Eu agradeceria muito se alguem me ajudasse. Very Happy
bossstrike
bossstrike

Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : No Olho Da Rua.

http://www.kidnewsbrasil.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por May Leone Qui Dez 01, 2011 11:12 am

Criando....
Ora, depende do estilo de RPG que você deseja criar, use sua imaginação, criatividade, tempo livre e paciência.
Agora, se está perguntando como criar MESMO... tipo, o que fazer, eu que lhe pergunto:
O que está fazendo num fórum que ensina como criar principalmente jogos de rpg e não sabia disso?
Desculpe se estou parecendo chata, mas é o óbvio. '-'

Mas, quer uma dica mesmo?
Baixe o Rpg maker VX ou XP, leia tutoriais,desenvolva suas habilidades na área de criação de jogos, pergunte, responda, aprenda, ensine, supere, e hã... tenha uma net boa pra pegar bastante resoucers...

O foda de hj em dia que é o povo quer tudo mastigadinho. rsrs
May Leone
May Leone

Mensagens : 43
Data de inscrição : 26/11/2011
Idade : 30
Localização : Na Lua.

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por bossstrike Qui Dez 01, 2011 5:31 pm

Bom Mesmo Achando seus comentarios muito inadequados para este fórum..Obrigado,me ajudou muito
bossstrike
bossstrike

Mensagens : 25
Data de inscrição : 01/12/2011
Localização : No Olho Da Rua.

http://www.kidnewsbrasil.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Vandalier Sex Dez 02, 2011 4:31 pm

Bom...
... antes de tudo, jogue bastante. Pode parecer divertido ao pensar em apenas jogar, mas é complicado: você tem que jogar para absorver, e não só se divertir. Admire cada jogo e note cada detalhe, pois isso pode dar grandes ideias.

Depois, use sua ferramenta para começar algo que tenha bastante sobre você, e crie algo único, uma boa ideia, enquanto começa a sobrepor "camadas" de recursos gráficos, sonoros ou outras ideias. Pesquise bastante em sites, entenda como funciona a base RPGística vendo mecânicas de jogo em sites de RPG. Dê um tempo pra fazer outra coisa, e modere na criação. Se achar que seu projeto será grande, monte uma equipe, e divulgue-o.

O resto você vai aprender com experiência, força de vontade, e vendo muitas mensagens de erro no editor. Boa sorte.
Vandalier
Vandalier

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Hagrifield Seg Jan 02, 2012 7:30 pm

Basta você ter uma boa ideia e conhecimento da área, não tenha preguiça toda hora e, tenha consciência destes pontos:



-Não importa que projeto seja, você sempre vai se deparar com bugs, é um processo básico para chegar a perfeição retirando-os do jogo, sempre que fizer eventos e a história, jogue e veja como ficou aquela parte para ver se precisa ser consertada até ficar no seu agrado, é muito importante o BETA-TEST de seu projeto, pois é o que vai mostrar pra VOCÊ se ficou bom, você tem que testar e ficar satisfeito se ficar a seu agrado, não faça algo que seja confuso e bagunçado, isso só vai ferrar seu projeto na hora de exibir.

-A história não basta ser apenas escrita, vai ter que ser interpretada e atingir um bom ponto de impacto para o jogador, pois ela é o que vai poder prender o jogador ali em seu jogo.Pesquise histórias de acordo com o que encaixar com aquele tema escolhido.Se você vai fazer projetos futuristas, tem que pesquisar nesta área e ver o que mais pode ser encaixado aqui.Comédias tem que ser engraçado, muitos erram pensando que palavrão vai ter graça, mas nunca tem.

-A JOGABILIDADE tem que ser MUITO BEM CUIDADA, muitos dizem que em RPG não importa, acredite, é o que vai salvar seu jogo de ser considerado um jogo chato por ser monótomo e com lutas do jogo.Sempre dê tarefas secundárias como ajudar um NPC.Uma boa é jogar alguns jogos e ver o que poderia ser retirado de lá e colocar em seu projeto.Invente sistemas bacanas que sejam divertidos, jogos de perguntas baseado no jogo, caça aos itens e muito mais, como lutas especiais que não seguem a linha principal da história, podendo criar até mesmo os inimigos mais poderosos que até mesmo o último chefe do jogo.

-Não faça um jogo tão fácil e um jogo tão difícil, o bom jogo é aquele que é balanceado, mas se o jogo foi focado para SER FÁCIL ou SER DIFÍCIL, tem que seguir com o que deseja, geralmente é bom criar um jogo não muito fácil mas também não tão impossível, o que move o jogador é o desafio encontrado em cada obstáculo.Isso vale também para batalhas.

-Dê sentimento e sentido para as personagens, não é legal falar com algum npc e ele parecer um robô ou um homem das cavernas que está no futuro e veio do nada, sem motivo algum ou motivos sem nexo.Faça algo decente para essa parte, pois se você faz um jogo onde o povo tem falas mortas e nenhuma ligação forte com a história, torça para que a jogabilidade seja maravilhosa e que os gráficos escondam isso, senão será mais um projeto para o paredão e descartado.

-Quando for mexer com o projeto, sempre esteja de cabeça fria, de começo é difícil, mas quando não tiver paciência, tente buscar naquele momento ou mexa outro dia.Um bom começo mesmo é estudar o programa e experimentar mexer com algumas funções e tentar ver como funciona partes gráficas, sonoras e etc.Geralmente você não tem cabeça para mexer com o projeto na parte da história, mas está inspirado em sons e etc.Há muito o que explorar nos fóruns.

-Uma hora de seu dia pelo menos você consegue fazer algo, faça com calma, não tenha pressa, criar jogos tem a questão disciplinar até mesmo de você, criador de jogos.Portanto, não deixe de estudar, trabalhar e sair por causa desse hobby.

-Se for seu primeiro projeto, tente não fazer uma coisa impressionante, foco no básico e capriche aquelas partes básicas, QUEM SABE o básico não torne-se algo tão impressionante para os espectadores?Muitos caem nessa parte, pois querem ser perfeccionistas, e acaba saindo algo amador e algo que só tem gráficos e scripts.Eu já vi projetos que não eram grandes, mas que tinham uma jogabilidade incrível, história atraente e gráficos legais, porque trabalharam na parte básica do jogo e obteve uma mecânica do RPG, não tentaram
apenas impressionar, mas sim mostrar uma ideia bem-trabalhada.

-Não assuma compromissos de lançamentos, isso só vai atrapalhar você, podendo estragar aquele projeto que está se saindo bem por causa da pressa.Mantenha o foco na publicidade de seu projeto, e não na propaganda para fóruns.Pra começar, há muitos projetos que são adiados devido a questão de terem encontrado problemas.

-JAMAIS DIGA QUE AQUELE CONTEÚDO DE OUTRA AUTORIA É SEU, isto é plágio, e plágios são condenados com uma punição severa, portanto, dê os devidos créditos aos autores, se caso não achar os autores, apenas mantenha sua postura e não diga que é seu, quem sabe você não pode ser alvo de plágio por ter pixelado um charset bacana e vê que alguém o roubou de ti e você lembra que cometeu esta infração?Como vai provar que é verdade se vão te julgar como mentiroso?Portanto, nunca roube nenhum conteúdo.

-E finalmente: Ignore a concorrência e aquele besta que diz: VOCÊ É RUIM, VOCÊ É UM LIXO, simplesmente olhe para frente e continue seu trabalho, o maior prêmio é concedido pra aquele que leva o projeto até o fim, esses são os vencedores maker, seja um projeto pequeno, médio ou grande.Quando a gente termina, sempre queremos buscar mais, isso é o que vai levar você a criar mais e mais, aperfeiçoando aquilo que sabe e aprendendo muito mais a cada dia, podendo inventar outras coisas como um sistema que nunca foi imaginado.Mesmo que seu projeto não seja o melhor, ao menos, se seguir isto, vai ter um bom projeto em mãos.


Eu lhe passo essas dicas, porém, eu não curto criar jogos, curto criar sistemas e auxiliar os outros criadores.Se encaixar isso em sua cabeça, vai com certeza terminar um projeto.Tenha uma boa diversão e ó, estude o programa também, o MUNDO RPG MAKER oferece bastante coisa para seu projeto.

Hagrifield

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Anderson Porto Ter Jan 03, 2012 7:06 am

Bom, você precisa ter um modelo de criação, um padrão ou sei la eu oq, eu chamo de processo

nesse momento estou iniciando a criação de um novo projeto e como nos ultimos, sigo o mesmo processo...

- Primeiro penso no que eu quero, um MMORPG, um RPG estilo Final Fantasy, um Action RPG, um game mais de aventura e por ai vai, defina o seu estilo, existem muitas possibilidades. Eu escolhi uma mistura de Fantasy RPG com Action

- Depois eu penso no ambiente que quero ter, dark, fantasy, medieval, sci-fi. Escolhi fantasy

- Depois penso no que meu jogo vai ter que os outros não têm, um sistema diferente, um modo de jogo a mais....O meu vai usar um abs customizado onde o jogador vai ter mais personagens na party não jogáveis, vai ter troféus, multiplos caminhos dentro jogo que vão mudar o enredo e o final, skills com particle engine e por ai vai

- Depois escrevo o esqueleto do roteiro, divido em capítulos e digo, no capitulo 2 terei um dungeon com 30 mapas e um boss, no capítulo 5 terei a batalha final, no capitulo 3 vou para uma cidade e etc. Tb já descrevo algumas funções básicas dos sistemas do jogo e busco referencias para batizar as coisas, nomes celtas, élficos, referencias a outros jogos, o google translator e alguns bons livros sempre ajudam nessa hora

- Aqui o game ja deve ter logotipo e alguns esboços de como será a fotografia do mesmo

- Depois escrevo o enredo, bem completo, capítulo por capítulo, personagens principais e secundários, o que eles farão, quais as alternativas, possibilidades e afins

- Depois modelo os mapas, utilizo algum editor gráfico para criar os ambientes, castelos, florestas e etc

- Depois passo a buscar resources para montar os mapas

- Depois de ter todos os tilesets prontos, parto para a montagem dos mapas conforme os modelos que eu criei

- Depois começo a pensar na dinamica do jogo, faço um estudo matemático sobre as possibilidades, quantidade de exp por monstro em cada parte do jogo, lv médio em que um jogador vai chegar em um certo ponto do jogo assim como seus itens, poder dos monstros, poder do player, hp dos monstros, status possíveis. Junto tudo e então crio a databadase completa com todas essas possibilidades

- Nesse ponto me dedico a dar nomes e gráficos para todos os itens e monstros que criei, assim como criar skills, animações e afins

- Depois, populo os mapas com os monstros e crio os eventos do enredo

- Depois mais uma leva de programação, ajustando as coisas para a dinâmica funcionar da forma como eu espero

- Finalizo com efeitos de mapa como clima e tb com toda a sonoplastia, nesse ponto eu ja estou testando o jogo, isso ajuda a escolher os pontos que quero colcoar mais tensão ou suavizar as coisas

- Para finalizar, testo o jogo como um todo e em partes, vou e volto em todos os mapas para ver se os links estão corretos e se os eventos naum vão bugar tudo, testo opções malucas para ver se nada d errado vai acontecer e depois lanço o jogo

- Pelos primeiros 2 meses de game lançado, me dedico a ver como esta sendo a reação, se for negativa e eu ver que não tem jeito, abandono o projeto, se for positiva, me dedico a corrigir bugs e a lançar melhorias como novos sistemas, mapas secretos e etc, se for muito positiva e o jogo ainda estiver bombando depois de uns 4 meses com lançamento de updates, ai é hora de pensar em uma continuação

crie seu processo e coloque a criatividade para trabalhar, planeje muito, essa é a dica central, abraços.

Anderson Porto

Mensagens : 92
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por ceds555 Ter Jan 03, 2012 7:48 am

1 abra o game
2 coloque new game, e digite seu Nome ou o do jogo
3 pinte o chao com grama, o heroi ja vem posicionado no map
4 aumente ou diminui o map pro tamanho desejado
5 aperta PLAY e jogue, seu jogofoi feito...
ceds555
ceds555

Mensagens : 130
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 36
Localização : Bertioga-SP

http://nada.ainda

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Anderson Porto Ter Jan 03, 2012 7:57 am

@ceds555
vai fazer um sucesso esse game kkkkk Wink

Anderson Porto

Mensagens : 92
Data de inscrição : 14/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por voca-on!! Ter Jan 03, 2012 9:58 pm

@Anderson Porto

Vou ser o primeiro a jogar!! \o/ kkkk

@tópico

Tenha em mãos, bases de jogos da sua plataforma (2000, 2003, XP, VX, VXAce). Veja um tipo de jogo que lhe agrada (Aventura, Terror, Tiro), então começe criando seus personagens. Que tipo de personagem ele(a) seria? Quieto(a)? Afobado(a)? Timido(a)?

Tendo agora seus personagens, precisa introduzir ele em sua história, tendo como base o gênero escolhido para seu jogo.

Sugiro que planeje os principais acontecimentos sendo eles listados como Inicio, Meio e Fim. Ex.:

Início: Pais de Adam morrem
Meio: Adam ganha a Espada Mágica
Fim: Adam se sacrifica para salvar o mundo. (Não necessariamente um item em cada)

Novas idéias podem surgir, então tenha sempre espaço para colocar elas. E assim é uma simples base para criar um RPG. (Bem simples mesmo, daquelas que dão só 1/100 das comum)

Espero ter ajudado...
voca-on!!
voca-on!!

Mensagens : 16
Data de inscrição : 27/12/2011
Idade : 27
Localização : Lua RPG Maker

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por ceds555 Qua Jan 04, 2012 8:08 am

Anderson Porto escreveu:@ceds555
vai fazer um sucesso esse game kkkkk Wink

kasoaksOKAOSKAOSAKOSAKO ;D o mesmo que faz a MRM hj em dia =)
ceds555
ceds555

Mensagens : 130
Data de inscrição : 19/12/2011
Idade : 36
Localização : Bertioga-SP

http://nada.ainda

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Brutality Qua Jan 04, 2012 4:09 pm

Não existe um "tutorial de como criar um rpg". Mas o coração da coisa mesmo é saber criar uma boa história com um enredo que não seja tedioso, montando a história você parte pra parte "visível" do projeto que é a estruturação do jogo, aí (nesse caso) você vai usar o RPG Maker, perguntas vagas como essa nunca serão respondidas com exatidão. Então, se tu gosta de jogar e agora quer passar a criar jogos comece a ler os tutoriais aqui da lua e depois la da MRM quando ela voltar.

#Edit 1 --
Já ouviu falar de rpg de mesa? Então, existem vários sistemas para se jogar, eu jogava o D&D (Dungeons and Dragons), recomendo a você ver algum livro desse sistema na internet e ver como eles descrevem o mundo, o jogo, os equipamentos, o terreno. É uma base muito poderosa.
Brutality
Brutality

Mensagens : 38
Data de inscrição : 15/12/2011
Idade : 30
Localização : Curitiba

http://x-cut1on.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como Criar Um RPG Empty Re: Como Criar Um RPG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos